Qual a diferença em negligência, imperícia e imprudência?

Qual a diferença em negligência, imperícia e imprudência?

Avatar_short_m Katia Reis em 09/03/2011 00:03:56
TAGS: Enfermagem

1 Resposta(s):

Lorena Trindade
Lorena Trindade Criado em 11/03/2011, 11:51h

Negligência é o termo que designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência. É frequentemente utilizado como sinônimo dos termos "descuido", "incúria", "desleixo", "desmazelo" ou "preguiça". É a omissão aos deveres que as circunstâncias exigem.
Negligência Para o Direito (Art. 18, C. Penal) é a falta de diligência, implica desleixo, preguiça, ausência de reflexão necessária, caracterizando-se também pela inação, indolência, inércia e passividade.
Assim, pode se configurar a negligência: abandono de doente, omissão de tratamento, esquecimento de corpo estranho em cirurgia, etc.
Imperícia é a incapacidade, a falta de habilidade específica para a realização de uma atividade técnica ou científica, não levando o agente em consideração o que sabe ou deveria saber.
A imperícia se revela pela ignorância, inexperiência ou inabilidade sobre a arte ou profissão que pratica.
É uma forma culposa (diferentemente da dolosa, que exige a intenção), que gera responsabilidade civil e/ou criminal pelos danos causados.
Imprudência é um comportamento de precipitação, de falta de cuidados.
Consiste na violação da regras de condutas ensinadas pela experiência. É o atuar sem precaução, precipitado, imponderado. Há sempre um comportamento positivo. Uma característica fundamental da imprudência é que nela a culpa se desenvolve paralelamente à ação. Deste modo, enquanto o agente pratica a conduta comissiva, vai ocorrendo simultaneamente a imprudência.


Acompanhe o Enfermagem e Saúde