Aplicações da informática na Enfermagem

FIJ - FACULDADES INTEGRADAS
DE JACAREPAGUÁ .

CURSO DE ENFERMAGEM .

TRABALHO DE INFORMÁTICA / RESUMO.

AUTORES:
JOELMA PORTELLA DE OLIVEIRA. .
BRUNA LESSA GONÇALVES.
ROGÉRIO TEIXEIRA RAMOS .
EVELIN ROLLIM.
FERNANDA MORAIS.
CAROLINA GOMES DE SOUZA.
KARINE CRISTINA DA SILVA.
GIRLAN MACHADO MELO.

RIO DE JANEIRO.

2º SEMESTRE DE 2011.

“ Estamos na era da informação e quanto a isto não há chance de dúvidas.”
Heimar de Fátima Marin.

Aplicações da informática na Enfermagem

- Introdução
Atualmente, a utilização da informática na enfermagem destaca três áreas de importância. São elas: aplicações na assistência de Enfermagem, administração burocrática e aplicações no ensino e pesquisa.
A integração dessas áreas é um fator essencial para o aprimoramento e desenvolvimento profissional prático e científico, favorecendo o objetivo principal do enfermeiro, que é dar condições ao paciente de bem estar e saúde.
A prática da informática na Enfermagem inclui, dentre outros aspectos, o desenvolvimento e avaliação de aplicativos, ferramentas (estruturas que apoiam o enfermeiro na prática da profissão) e uma complexa colaboração multiprofissional envolvendo profissionais de saúde e profissionais da área de informática.
- Aplicações na Assistência de Enfermagem
Baseando-se no princípio de cuidado de Enfermagem, ao enfermeiro é delegada a orientação ao paciente com a finalidade de que esse possa se recuperar e ou manter sua qualidade de vida e saúde.
O cuidado com o paciente mistura-se com o trabalho administrativo da assistência. Esse processo engloba desde material, medicamentos e equipamentos, dentre eles o computador, o qual ampliou a capacidade de registros, armazenamento e organização de dados que facilitam o trabalho dentro de uma instituição de saúde.
Atualmente, com a humanização da assistência e uma visão holística do paciente, a Enfermagem tem, através do registro de dados, todo um histórico e evolução de sua clientela.
Ultimamente vários fatores tem influenciado no novo modelo da educação em enfermagem, principalmente o surgimento de novas descobertas na área da saúde e da ciência, um mercado de trabalho que requer mais especialização com mao de obra mais qualificada em enfermagem e a tendência em utilizar as tecnologias medicas para facilitar e aperfeiçoar o trabalho da enfermagem.
Porem isso requer que o enfermeiro se prepare melhor, encarando as mudanças que o mundo esta sofrendo e se adaptando a esse novo “jeito” de se trabalhar. Mas para que isso aconteça é necessário levar em consideração dois aspectos a serem abordados.
O primeiro é sobre o uso do computador como recurso didático e o segundo é sobre o uso de computadores.A informática em enfermagem é uma disciplina de caráter pratico, ao ensinar informática o professor devera fornecer aos alunos meios possíveis e condições básicas para que eles possam manipular e com isso aproveitar melhor os aplicativos desenvolvidos.
O importante no uso da informática na enfermagem é o atendimento pratico e quão próximo está da pratica de enfermagem o sistema em uso, ou em desenvolvimento, sendo assim o mesmo terá vida útil mais longa e servira para o ensino e também para assistência.

O que é relevante destacar é a frequente resistência entre os profissionais de enfermagem em relação ao uso de computadores , acredita-se que a causa seja o desconhecimento da ferramenta e também ao fato de que esses profissionais não tiveram contato com o computador na época de sua formação. Isso se deve ao fato de que muitas instituições não tem incluído o ensino de informática nos seus cursos de graduação e pós graduação. E as escolas que já incluíram estão ensinando como utilizar computadores e não utilizando os computadores para o ensino de enfermagem, mas acredita-se que esse aspecto inicial sofra uma mudança no momento em que novas gerações ingressem nos cursos com conhecimento prévio sobre o uso de computadores.
O desafio para os professores atualmente é se prepararem para orientar os alunos como usar os computadores para ensinar temas específicos de enfermagem e saúde e iniciar o desenvolvimento de sistemas em enfermagem, assim esses sistemas também servirão na realização de cursos de recapacitação dos profissionais da área da saúde.
Para maior facilidade os vários tipos de sistemas desenvolvidos na área de ensino se enquadram em uma das seguintes categorias, de acordo com as características que possuem. São elas:
¬¬_TUTORIAL: São sistemas que apresentam ao estudante um novo tema.
_SIMULAÇÃO: O sistema busca simular fatos ou situações da vida real.
O fator mais importante a ser observado é a qualidade do conhecimento que se encontra embutido em tais sistemas, mas cabe ao individuo responsável pelo desenvolvimento a qualidade de desempenho que os sistemas terão.
A informática em enfermagem consiste em estabelecer representações simbólicas da informação em enfermagem e definir o modelo dos sistemas computacionais que vão processar essas informações, sendo assim os profissionais de enfermagem deverão estar preparados para identificar a informação, documentar o cuidado, estabelecer níveis de prioridade nas ações, proteção, segurança e confiabilidade nos dados e garantir a privacidade dos pacientes. Sendo necessário que os enfermeiros tenham competência e conhecimento para o uso das tecnologias de informação disponíveis.

O computador se torna um agente facilitador em realizações de pesquisas, ele nos ajuda tanto nas realizações de pesquisas, quanto na editoração e diagramação final do trabalho a ser publicado.
Existem muitos sistemas e base de dados que nos prestam grande ajuda no armazenamento e consulta de variáveis de estudo e também na busca de outros trabalhos já publicados na área na qual se esta elaborando a pesquisa.
Podemos citar dois exemplos de programas já desenvolvidos e que são usados por muitos pesquisadores: o SAS – Statistical Analysis Software (programa de análise estatística) que fornece condições para realização de múltiplos e diferentes tipos de análises, possuindo uma relativa facilidade no manuseio; o EPI – INFO, produzido e divulgado pela organização Mundial de saúde, é também destinado ao tratamento de dados quantitativos; e o Ethnograph, que atende ao desenvolvimento de pesquisas na área qualitativa.
A enfermagem enquanto a profissão necessita de pesquisas, voltadas para a prática. Precisamos de conhecimento compatível com a época que estamos vivendo.

Temos ferramentas necessárias para definir e estruturar o conhecimento científico de enfermagem. Desta forma, o profissional de enfermagem têm à mão material suficiente para a realização de múltiplas pesquisas que contribuirão para o fortalecimento da profissão e das especialidades.
Vale ressaltar que seria de grande importância que esses sistemas fossem implantados nos hospitais e centros de atendimentos à Saúde que registrassem a informação e viabilizassem a sua recuperação. Nem sempre isso se torna possível e com isso ficamos sem instrumentos que nos auxiliem na entrevista com o paciente buscando obter informações necessárias que irão subsidiar a pesquisa.
O Computador também exerce importante papel de apoio em desenvolvimento de programas que auxiliam o pesquisadores na realização de entrevista. Tais sistemas podem servir para orientar o entrevistador. No caso também de pesquisas que envolvem valores e aspectos morais, o entrevistado pode ser direcionado diretamente para o programa do sistema sem necessitar da intervenção do pesquisador. Manter o entrevistado anônimo pode conferir maior segurança no fornecimento das respostas e assim obter um melhor resultado da pesquisa.
BIBLIOGRÁFIA :
Marin, Heimar de Fátima. Informática em Enfermagem / Heimar F. Marin. São Paulo: EPU, 1995. Pág. 1 – 21

Avatar_short_m Rogério Teixeira Ramos em 10/10/2011 01:10:08

16 Resposta(s):

Rogério Teixeira Ramos
Rogério Teixeira Ramos Criado em 10/10/2011, 01:07h

bom muito bom!!!


Rogério Teixeira Ramos
Rogério Teixeira Ramos Criado em 10/10/2011, 10:51h

Correção no 5º parágrado,onde se lê “Esse processo engloba desde material, medicamentos e equipamentos,” leia-se
“Esse processo engloba desde material, medicamentos até equipamentos,”
Grato Dna Ieda.


monique dos santos
monique dos santos Criado em 11/10/2011, 22:27h

Concordo, porque a enfermagem tem que enteder que a informática é uma evolução ,uma ferramento muito importante.


Aline Cezar
Aline Cezar Criado em 12/10/2011, 08:12h

Adorei...a abordagem foi bem clara.


Ieda Vieira Franco Thomé
Ieda Vieira Franco Thomé Criado em 12/10/2011, 10:54h

A informática está sempre em evolução. É importante acompanhar sempre as novidades. Pois, assim, poderemos utilizar todos os recursos apresentados. A área de saúde carece da utilização desse instrumento, embora ele esteja aí para ser utilizado.


Fabiana  da  Silva  Herminio
Fabiana da Silva Herminio Criado em 12/10/2011, 12:08h

A informática é importante para a enfermagem e está sempre em busca de novidades. E isto é bom para o profissional e paciente.


Camila Oliveira da Rocha
Camila Oliveira da Rocha Criado em 13/10/2011, 19:23h

Gostei, o mais importante dessa evolução, é que além de informatizados os Enfermeiros sejam profissionais acima de tudo, não dependendo apenas da "Máquina".


Paulo Afonso
Paulo Afonso Criado em 13/10/2011, 23:14h

Muito interresante.


gabriella
gabriella Criado em 17/10/2011, 10:46h

A informática evolui o trabalho do enfermeiro dando espaço para um atendimento diferenciado sendo importante que o mesmo esteja buscando evoluir assim como a tecnologia que os move.


Lorena
Lorena Criado em 18/10/2011, 20:46h

As inovações tecnológicas têm ocasionado mudanças nos processos e na prestação de
serviços.


fernanda moraes
fernanda moraes Criado em 18/10/2011, 21:26h

é importante aplicar a informática na enfermagem para facilitar o trabalho do enfermeiro tanto na areá administrativa administrativa como no cuidado do paciente.


Elilsabete
Elilsabete Criado em 18/10/2011, 21:37h

E importante a aplicação da informática na enfermagem para que haja um maior, controle, tanto em termo do cuidado,como a nível de tratamento e responsabilidades administrativas.


DANIELA DA ROSA
DANIELA DA ROSA Criado em 18/10/2011, 21:41h

a informatica aplicada na enfermagem auxilia na administração do hospital e no cuidado do paciente evoluindo o processo e o trabalho do enfermeiro.


Maria de Jesus
Maria de Jesus Criado em 18/10/2011, 22:56h

e importante informática na enfermagem representa uma nova área de conhecimento com grande perspectiva de desenvolvimento.Os profissionais de enfermagem não podem ficar à margem do processo de desenvolvimento tecnológico. Eles precisam conhecer as possibilidades do uso da informática para aplicá-la em sua área de atuaçã.


Paulo Afonso
Paulo Afonso Criado em 18/10/2011, 22:58h

muito bom


carolina
carolina Criado em 18/10/2011, 23:50h

as aplicações da informática na enfermagem facilita o processo e evolução no cuidado ao paciente.


Acompanhe o Enfermagem e Saúde