Questões de Hanseníase - Tuberculose

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro Plantonista - Órgão: Prefeitura de Pentecoste/CE - Banca: CONSULPLAN - Ano: 2014

Em relação ao tratamento da tuberculose, aponte a alternativa ERRADA:

 

  • a) Nos casos em que o tratamento diretamente observado não for realizado por profissionais de saúde, não será considerado TDO para fins operacionais, inclusive para fins de notificação no SINAN.
  • b) A supervisão de tomada de medicação compartilhada ocorre quando o doente recebe a consulta médica em uma unidade de saúde, e faz o TDO em outra unidade de saúde, mais próxima em relação ao seu domicílio ou trabalho.
  • c) O uso de incentivos como lanche, auxílio alimentação, vale transporte não está recomendado como motivação para o tratamento diretamente observado.
  • d) O tratamento diretamente observado é mais que ver a deglutição dos medicamentos. É necessário construir um vínculo entre o doente e o profissional de saúde, bem como entre o doente e o serviço de saúde.

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro Plantonista - Órgão: Prefeitura de Pentecoste/CE - Banca: CONSULPLAN - Ano: 2014

O tratamento da tuberculose na criança tem algumas peculiaridades. Aponte a opção que traz observações coerentes a respeito:

  • a) A forma pulmonar na criança é exatamente igual à do adulto, com exceção do reduzido número de bacilos nas lesões.
  • b) Todos os pacientes pediátricos devem ter baciloscopia positiva, além de raio x sugestivo.
  • c) A prova tuberculínica pode ser interpretada como sugestiva de infecção M. tuberculosis quando igual ou superior a 5mm em crianças não vacinadas com BG, crianças vacinadas há mais de dois anos, ou com qualquer condição imunodepressora.
  • d) O lavado gástrico deve ser realizado sempre em todos os pacientes pediátricos.

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro Plantonista - Órgão: Prefeitura de Apuiarés/CE - Banca: CONSULPLAN - Ano: 2014

A tuberculose continua sendo um grave problema de saúde pública. Em relação a esse agravo, aponte a opção CORRETA:

  • a) O tratamento para caso suspeito de tuberculose sem comprovação bacteriológica, ou seja, sem baciloscopia, pode ser iniciado por diagnóstico de probabilidade após tentativa de tratamento inespecífico, com antimicrobiano de largo espectro sem melhora dos sintomas e criteriosa avaliação clínica.
  • b) A atividade bactericida precoce é a capacidade de matar o maior número de bacilos o mais rapidamente possível, diminuindo a infectividade do caso-índice no início do tratamento. Em geral, após três a quatro semanas de tratamento com esquema antiTB que inclua fármacos com atividade bactericida precoce, a maior parte dos doentes deixa de ser bacilífero, diminuindo assim a possibilidade de transmissão da doença.
  • c) Os medicamentos com maior atividade bactericida precoce são a estreptomicina e o etambutol.
  • d) As manifestações clínicas da tuberculose na criança podem ser variadas. O achado clínico que mais chama atenção na maioria dos casos é a tosse, persistente por 15 dias ou mais. A hemoptise é frequente e há predomínio das formas extrapulmonares sobre a pulmonar.

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro Plantonista - Órgão: Prefeitura de Apuiarés/CE - Banca: CONSULPLAN - Ano: 2014

Aponte a opção INCORRETA no que diz respeito à hanseníase:

  • a) Um caso de hanseníase é uma pessoa que apresenta uma ou mais de uma das seguintes características e que requer quimioterapia: lesão (ões) de pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo(s) com espessamento neural; baciloscopia positiva.
  • b) O Mycobacterium leprae tem alta patogenicidade e baixa infectividade, isto é, embora a transmissão possa ser baixa, muitas pessoas adoecem. O tempo de multiplicação do bacilo é lento, podendo durar, em média, de 15 a 25 dias.
  • c) As lesões podem apresentar hipoestesia e/ou anestesia e/ou hiperestesia.
  • d) No início de uma neurite, não há evidência de comprometimento funcional do nervo.

Nível Superior - Cargo: Enfermeiro Plantonista - Órgão: Prefeitura de Apuiarés/CE - Banca: CONSULPLAN - Ano: 2014

Em relação à tuberculose, aponte a opção CORRETA:

  • a) Sintomáticos Respiratórios Esperados – SRE: é o numero de sintomáticos respiratórios que se espera encontrar em um determinado período de tempo. Para fins operacionais, o parâmetro nacional recomendado e de 5% da população, ou de 1% das consultas de primeira vez de indivíduos com 15 anos ou mais nos serviços de saúde (1%-2% na Estratégia Saúde da Família, 5% na Unidade Básica de Saúde e 8%-10% nas urgências, emergências e hospitais).
  • b) O tratamento diretamente observado (TDO) constitui uma mudança na forma de administrar os medicamentos, podendo alterar também o esquema terapêutico. O profissional treinado passa observar a tomada da medicação do paciente desde o inicio do tratamento ate a sua cura.
  • c) A tuberculose pulmonar primária pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum no adolescente e no adulto jovem. Tem como característica principal a tosse, seca ou produtiva. Em locais com elevadas taxas de incidência de TB, todo paciente que procure a unidade de saúde devido a tosse deve ter a TB incluída na sua investigação diagnostica. A tuberculose pulmonar pós-primaria é mais comum em crianças e clinicamente apresenta-se, na maior parte das vezes, de forma insidiosa. O paciente apresenta-se irritadiço, com febre baixa, sudorese noturna, inapetência e o exame físico pode ser inexpressivo.
  • d) As apresentações extrapulmonares da TB tem seus sinais e sintomas dependentes dos órgãos e/ou sistemas acometidos.

Acompanhe o Enfermagem e Saúde