Nível Superior - Cargo: Enfermeiro - Orgão: Prefeitura de Campo Novo/RS - Banca: PL CONSULTORIA - Ano: 2011
QEF nº275 - Disciplina: Ginecologia - Obstetrícia

A sequência correta dos períodos clínicos do parto é:
  • a) Expulsão, Dequitação, Dilatação, Período de Greenberg.
  • b) Dequitação, Expulsão, Período de Greenberg, Dilatação.
  • c) Período de Greenberg, Dilatação, Expulsão, Dequitação.
  • d) Dilatação, Expulsão, Dequitação, Período de Greenberg.
  • e) Período de Greenberg, Dilatação, Dequitação, Expulsão.

Comentários da Questão (1)

Douglas guimaraes da silva
Douglas guimaraes da silva Criado em 21/10/2013, 22:33h

Primeira fase do parto: contrações do útero, inicialmente com frequência de 2 a 3 em cada 10 minutos e com duração aproximada de 40 segundos. Ocasionalmente, o parto é precedido da ruptura do saco amniótico, também chamado de ruptura das águas quando se romper. As contrações aceleram até que ocorram com frequência de 5 a cada 10 minutos e duração clínica de 70 segundos, quando se aproxima a expulsão do feto. Na expulsão, somam-se as contrações uterinas aos esforços expulsivos voluntários da mãe.

A segunda fase do parto: inicia com a cérvix completamente dilatada (10 cm) e termina com a expulsão fetal. Uma nova força começa a atuar, a contração da musculatura do diafragma e da parede abdominal que associados as contrações comprimem o útero de cima para baixo e da frente para trás e assim o bebê é expelido.

Terceira fase do parto: terceiro período, secundamento ou dequitadura compreende ao desprendimento, descida e expulsão da placenta e membranas.

O período de Greenberg imediato corresponde à primeira hora depois da saída da placenta. É de fundamental importância nos processos hemostáticos (impedir o sangramento excessivo). Durante esse período há a possibilidade maior de ocorrerem grandes hemorragias.


Acompanhe o Enfermagem e Saúde